Rss Feed
  1. Nunca se roubou tão pouco

    sábado, 22 de novembro de 2014

    Um dos artigos mais polêmicos desta semana foi o de Ricardo Semler Nunca se roubou tão pouco. Em geral, o empresário se diz orgulhoso de ser tucano, porém admite que os casos de corrupção que têm vindo à tona nas gestões do PT não se comparam com os de outras épocas.
    O motivo é simples: o fato de existirem tantas investigações nos últimos anos representa um momento histórico para o Brasil porque pela primeira vez a população está tendo a oportunidade de se informar com mais clareza sobre as boas e más condutas do governo. Os mais conservadores preferem fechar os olhos e simplesmente afirmarem que a última década foi a mais corrupta do país devido à imensa quantidade de escândalos. Após a reeleição de Dilma Rousseff a situação se agravou. Ricardo Semler diz no artigo que "agora tem gente fazendo passeata pela volta dos militares ao poder e uma elite escandalizada com os desvios na Petrobras. Santa hipocrisia. Onde estavam os envergonhados do país nas décadas em que houve evasão de R$ 1 trilhão - cem vezes mais do que o caso Petrobrás - pelos empresários?"
    Alguns aspectos merecem ser pontuados.
    Primeiramente, a Polícia Federal nunca teve tanta autonomia como nos últimos anos. Nenhuma outra gestão federal propiciou tanta abertura de envolvimento da PF quanto o PT.
    A Operação Lava Jato também deixou claro, segundo o Ministério Público, que o caso da Petrobras teve início no governo Fernando Henrique Cardoso, o Farol de Alexandria. 
    Uma das mais importantes lições que devemos tirar deste caso é que precisamos urgentemente começar a debater com seriedade a respeito do financiamento das empreiteiras em campanhas eleitorais. Muitas das envolvidas na Lava Jato financiam, inclusive, os partidos de oposição. Portanto, culpar o PT ou qualquer outro partido especificamente é chover no molhado e deixar que os desvios continuem. Quem paga a conta, afinal?

    O ódio e a irracionalidade
    Não sou petista. Sou de esquerda. O PT não é de esquerda, tampouco é socialista ou comunista. O ódio ao PT está deixando as pessoas irracionais. Toda a corrupção que existe no mundo é culpa do PT. A saúde vai mal? Culpa do PT. A educação está péssima? Culpa do PT. O transporte coletivo cai aos pedaços e é super lotado? Culpa do PT. Afinal, governadores e prefeitos não servem para nada. Você apostou na Mega Sena e não ganhou? Culpa do PT. Dilma foi reeleita porque houve fraude na eleição para que a ditadura do PT seja mantida. Mas os 20 anos de PSDB em São Paulo é a democracia por excelência e jamais devemos desconfiar de fraude nas urnas. Percebem como a dualidade PT - PSDB cansa?
    Claro que teoria e prática são coisas diferentes. O Brasil, se comparado à teoria, pode não ser completamente democrático - e não é mesmo! E a burocracia tem se tornado uma das grandes inimigas no avanço dos processos democráticos no país. No entanto, querer de volta a ditadura militar é o ápice do esquecimento daqueles que morreram para que, inclusive, existisse o direito de se manifestar (ainda que seja pela volta da ditadura). É uma contradição absurda! 


  2. 0 comentários:

    Postar um comentário