O resgate dos Beagles ocorrido semana passada no Instituto Royal, em São Roque - SP, rendeu "pano para manga". Todos, sem exceção, quando souberam do fato, não deixaram de expressar o que pensam a respeito da ação dos ativistas - ou ladrões e terroristas, como muitos classificaram. A grande desvantagem é o que a maioria os indivíduos que se posicionaram e tomaram partido nesta situação leu muito pouco (ou quase nada) sobre o assunto e, portanto, o conhecimento é relativamente limitado. Suas ideias são guiadas mais pela passionalidade do que por argumentos fundamentados.
Por outro lado, a principal vantagem deste acontecimento é não deixarmos de lado o debate sobre a utilidade de algumas pesquisas que são realizadas. Esta é a melhor oportunidade que temos para não tratarmos com indiferença a natureza e o caráter das pesquisas. Elas, assim como a ciência, têm seus méritos e são importantes, não se pode negar.
De todos os artigos que li, o do filósofo e professor Paulo Ghiraldelli ganhou o título de "melhor coerência". Sem fugir da proposta e fundamentado do princípio ao fim, ainda que passível de contestação, como qualquer artigo de opinião, certo?
Recomendo a leitura para a reflexão, e discussão também.
Para ler, clique aqui.
0 comentários:
Postar um comentário